Ed Wood, uma obra que destaca a parceria com Tim Burton, é o trabalho mais querido do ator Johnny Depp
(Foto: Divulgação)
Johnny Depp iniciou sua carreira na televisão e se popularizou ao participar da série Anjos da Lei. Não demorou muito até que migrasse para os cinemas e se consolidasse como um dos grandes atores de sua geração.
Entre seus trabalhos mais conhecidos estão personagens icônicos como Edward Mãos de Tesoura no filme homônimo de 1990, o Capitão Jack Sparrow na franquia Piratas do Caribe, Willy Wonka no remake de A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005) e o Chapeleiro Maluco em Alice no País das Maravilhas (2010). Porém, nenhum desses papéis é o favorito do próprio artista.
Durante uma entrevista de 2009 à Entertainment Weekly, Depp foi perguntado sobre quais eram seus filmes favoritos. Em meio a suas escolhas, mencionou um com sua própria participação e deixou claro que se tratava de seu trabalho predileto: Ed Wood (1994) — mais uma colaboração com o diretor Tim Burton. Depp foi curto e objetivo ao justificar a escolha, dizendo apenas: "Apesar de meu envolvimento, esse filme é uma joia cômica e terna."
O ator ainda destacou que este foi um dos trabalhos mais profundos e pessoais de sua parceria com Burton. Ele aproveitou a ocasião para enaltecer os demais membros do elenco, ressaltando a importância coletiva na criação dessa obra especial.
Ed Wood é uma cinebiografia centrada na vida do cineasta homônimo, conhecido por seus filmes de baixa qualidade — tanto que recebeu o “prêmio” de pior diretor de todos os tempos em uma ocasião. O foco do filme está no período em que o protagonista gravou os principais trabalhos de sua carreira e sua relação com o ator Bela Lugosi.
Além de Johnny Depp, o elenco do filme conta com nomes como Martin Landau, Bill Murray, Sarah Jessica Parker, Patricia Arquette, Jeffrey Jones e Vincent D’Onofrio. Tim Burton, além de dirigir, também foi um dos produtores do longa, com roteiro assinado por Scott Alexander e Larry Karaszewski.
Apesar de Ed Wood ter arrecadado menos que seu orçamento nas bilheterias, o filme foi bastante elogiado pela crítica. Com 92% de aprovação no Rotten Tomatoes, é constantemente mencionado entre os melhores filmes de 1994. A produção também ganhou dois Oscars: Melhor Ator Coadjuvante para Martin Landau e Melhor Maquiagem.
A escolha de Depp por Ed Wood como seu filme favorito pode surpreender alguns, mas reflete a profundidade de seu envolvimento com projetos que, mesmo não sendo grandes sucessos comerciais, deixam uma marca significativa em sua carreira e no cinema.
Comentarios