Escritora J.K. Rowling Debocha da Legislação que Protege Diversidade

(Foto: Divulgação)
J.K. Rowling, autora dos livros da saga Harry Potter, voltou a gerar polêmica ao debochar da nova lei contra crimes de ódio na Escócia, país onde reside. A escritora, conhecida por seus comentários controversos sobre questões de gênero e identidade, criticou a legislação recentemente implementada, que visa proteger indivíduos contra o ódio baseado em características como idade, deficiência, religião, orientação sexual, identidade transgênero ou intersexo.
A nova lei entrou em vigor no dia 1º de abril e tornou crime "incitar o ódio" com base nas mencionadas características. Em uma publicação no Twitter, Rowling expressou sua oposição à legislação: "Obviamente, as pessoas mencionadas nos tuítes acima não são mulheres, mas homens," escreveu. "Estou fora do país, mas se o que escrevi aqui for qualificado como um delito nos termos da nova lei, estou ansiosa para ser presa quando voltar ao berço do Iluminismo Escocês," acrescentou.
A escritora continuou seus comentários com teor transfóbico, afirmando que os legisladores escoceses priorizaram os sentimentos de homens que se identificam como mulheres em detrimento dos direitos e liberdades das mulheres e meninas reais. As declarações de Rowling geraram uma nova onda de críticas e debates sobre liberdade de expressão e inclusão.