top of page

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany. neoCompany Ltda. Todos os direitos reservados.

  • LinkedIn
  • Youtube

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany.

neoCompany ltda. Todos os direitos reservados.

Entre em contato com o neonews

Tem alguma sugestão de pauta, eventos ou deseja apenas fazer uma crítica ou sugestão, manda um email pra gente.

Foto do escritorRedação neonews

Investigações da Queda do Avião em Vinhedo | O Que Se Sabe e o Que Ainda Está por Vir

Cenipa tem até 30 dias para apresentar relatório preliminar sobre o acidente que resultou na morte de 62 pessoas


Cenipa tem até 30 dias para apresentar relatório preliminar sobre o acidente que resultou na morte de 62 pessoas
Queda do Avião em Vinhedo

(Foto: Divulgação)


O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) tem um prazo de 30 dias para divulgar seu relatório preliminar sobre o acidente envolvendo o voo 2283 da Voepass, que caiu em Vinhedo, São Paulo, resultando na morte de 62 pessoas. Enquanto isso, os trabalhos de investigação no local do acidente devem ser concluídos nesta segunda-feira (12).


“Após a conclusão da ação inicial, a investigação avançará para a fase de análise de dados. Neste estágio, serão examinadas as atividades relacionadas ao voo, ao ambiente operacional e aos fatores humanos, bem como um estudo pormenorizado de componentes, equipamentos, sistemas, infraestrutura, entre outros”, informou o Cenipa.


A retirada dos destroços da aeronave ATR-72, que estava em um voo de Cascavel (PR) a Guarulhos (SP), começou no domingo (11). As caixas-pretas do avião já foram analisadas e a Delegacia de Vinhedo instaurou um inquérito policial para apurar as causas do acidente.


Especialistas internacionais também estão envolvidos na investigação. Agentes da Agência de Investigação e Análise para Segurança da Aviação Civil da França foram enviados ao Brasil, uma vez que a aeronave era de fabricação francesa. O Canadá também está colaborando, pois os motores da aeronave, agora armazenados no Campo de Marte, em São Paulo, são canadenses.


A tragédia ocorreu na tarde de sexta-feira (09), quando a aeronave despencou em espiral, caindo quatro quilômetros em apenas um minuto. Vídeos divulgados nas redes sociais mostram a queda sob diferentes ângulos. O Corpo de Bombeiros concluiu o resgate dos corpos dos 58 passageiros e quatro tripulantes na noite de sábado (10).


Este acidente é o mais grave em solo brasileiro desde 17 de julho de 2007, quando um voo da TAM resultou na morte de 199 pessoas. A investigação em curso busca respostas para entender o que causou essa tragédia e evitar futuros incidentes similares.


 



bottom of page