• Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
 

Inteligência artificial do Google possibilita que imagens de fundo pareçam reais durante chamadas

A técnica simula a iluminação do cenário e até reflexos de objetos no usuário, parecendo que ela está mesmo naquele lugar



A pandemia resultou na alavancada do uso de chamadas de vídeo. Com tantas pessoas trabalhando remotamente, se tornou comum o uso de planos de fundo, seja para dar uma descontraída ou manter a privacidade do usuário ou simplesmente para fingir que está em outro lugar. Essa última opção nunca convencia, principalmente pois sempre estava claro de que era um plano de fundo falso, porém o Google desenvolveu uma técnica que irá mudar isso e levar as chamadas de vídeo para um outro nível.





Pesquisadores do Google publicaram um estudo que divulga uma técnica que, com o uso de inteligência artificial, ao inserir um fundo falso em uma imagem ou vídeo, os efeitos de iluminação do cenário são simulados na pessoa, criando um realismo muito maior e realmente parecendo que ela está realmente naquele lugar.


O canal do Youtube "Two Minute Papers", dedicado a divulgação científica de simulações e inteligências artificiais, fez um vídeo abordando essa pesquisa (confira acima), e mostra o quão impressionante é a técnica. Mesmo que não sendo a primeira a tentar, a técnica feita pelos desenvolvedores do Google trazem um realismo muito superior quando comparado a estudos feitos no passado, que antes faziam com que a pessoa se assemelha-se a um personagem de videogame.


Uma das diferenças se da pela inteligência artificial analisar vídeos como imagens separadas, e o efeito é impressionante. A técnica consegue separar a pessoa do fundo real com muita mais facilidade, e então simula a iluminação do cenário escolhido, que então é refletido na superfície do usuário. O efeito pode ser feito com imagens em 360°, portanto caso a pessoa mova sua câmera, a iluminação irá mudar junto. O resultado disso tudo é incrível.





Quer ficar por dentro de várias notícias sobre a cultura pop e o mundo da tecnologia? Acesse o canal do Portal neoNews no Telegram!





Banner_rede_social_branco.jpg
Bruninha_Banner.png
Siga o @portalneonews nas redes sociais e fique por dentro de conteúdos exclusivos