Novo recurso no Instagram proporciona conexões eficientes entre influenciadores e marcas, expandindo oportunidades no universo do conteúdo digital
(Foto: Divulgação)
Na última quarta-feira (21), o Instagram oficializou o lançamento do seu marketplace de criadores de conteúdo no Brasil, consolidando uma plataforma destinada a facilitar a colaboração entre influenciadores e marcas, promovendo novas oportunidades para parcerias inovadoras. Inicialmente testado nos Estados Unidos em 2022, o recurso agora se expande para outros países, incluindo o Brasil, proporcionando uma nova dinâmica no ecossistema digital.
No marketplace, os produtores de conteúdo têm a possibilidade de "criar um portfólio para destacar o que os torna únicos", conforme explica a Meta, empresa-mãe do Instagram. Informações como quantidade de seguidores, nível de engajamento e participação em trabalhos anteriores podem ser adicionadas, juntamente com a indicação de marcas e interesses relevantes. Essa abordagem oferece aos influenciadores a chance de se destacar e apresentar suas habilidades de maneira mais abrangente.
Por outro lado, as marcas ganham uma valiosa ferramenta para encontrar o influenciador perfeito para suas campanhas. A pesquisa pode ser filtrada por atributos e público-alvo, permitindo visualizar uma lista de pessoas interessadas em parcerias, analisar o portfólio de cada candidato e obter recomendações personalizadas com base em aprendizado de máquina.
Segundo a Meta, os anúncios em parceria se destacam como a opção mais eficiente e transparente para realizar colaborações por meio do marketplace de criadores do Instagram. Entretanto, a ferramenta oferece outros formatos para atender diversas necessidades de criação de conteúdo. A previsão é de que o novo recurso esteja disponível nas "próximas semanas", proporcionando uma experiência aprimorada para a comunidade digital.
Além do Brasil, o mercado de criadores será lançado em outros países, como Austrália, Canadá, Reino Unido, Japão, Nova Zelândia e Índia. Marcas chinesas também serão convidadas a participar, ampliando as conexões entre influenciadores de diferentes regiões do mundo.
Os criadores poderão acessar o marketplace por meio do painel profissional no aplicativo do Instagram, visualizando solicitações e interagindo por meio da seção "Mensagens de parceria".
Já as empresas poderão gerenciar o recurso através do Meta Business Suite. Com essa expansão, o Instagram se alinha a outras plataformas, como TikTok e Kwai, e ao YouTube, proporcionando uma experiência semelhante que conecta criadores e marcas de maneira eficaz.
Publicidade