top of page

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany. neoCompany Ltda. Todos os direitos reservados.

  • LinkedIn
  • Youtube

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany.

neoCompany ltda. Todos os direitos reservados.

Entre em contato com o neonews

Tem alguma sugestão de pauta, eventos ou deseja apenas fazer uma crítica ou sugestão, manda um email pra gente.

  • Foto do escritorRedação neonews

Imagem de galáxia em espiral mais antiga de todo o universo é descoberta

Um grupo de astrônomos que analisavam dados do radiotelescópio ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Arrayconseguiram) conseguiram uma imagem da galáxia em espiral BRI 1335-0417, a mais antiga do universo, tendo sido formada 1,4 bilhões de anos após o Big Bang.


A imagem da galáxia que fica há 12,4 bilhões de anos-luz da Terra foi descoberta por um estudante de graduação da Universidade Sodenkai, no Japão, que analisava dados antigos do radiotelescópio, e conseguiu identificar o que pode parecer apenas uma "imagem borrada", porém para a comunidade científica ele tem uma grande importância.


Imagem da BRI 1335-0417 vista pelo telescópio


Takafumi Tsukui, o estudante que conseguiu essa imagem, comenta que os detalhes presentes no ALMA eram tão bons que pensava ser uma galáxia próxima, e comenta que - “Fiquei empolgado porque nunca tinha visto evidências tão claras de um disco em rotação, estrutura em espiral e massa centralizada em uma galáxia distante em qualquer literatura anterior”.


Após uma análise de Tsukui e seu supervisor Satoru Iguchi, a galáxia descoberta é mais densa que a Via Láctea, e a estrutura em espiral tem uma extensão de 15.000 anos-luz do centro. Por ser um objeto muito distante, não é possível ver a sua borda, porém segundo Tsukui, seu tamanho impressiona visto que existiu nos primórdios do universo.



bottom of page