Google Revela Acidentalmente o Material 3 Expressive | Novo visual do Android Promete Mais Emoção e Personalidade
- Redação neonews
- há 2 horas
- 2 min de leitura
Nova linguagem visual do Android é baseada no Material You, e aposta em cores ousadas e formas marcantes para transformar a experiência do usuário

(Foto: Divulgação)
A próxima grande mudança no design do Android acabou sendo revelada por acidente. O Google, em uma publicação que já foi removida, detalhou uma atualização significativa na sua linguagem visual: o Material 3 Expressive, ou simplesmente M3 Expressive. A descoberta foi feita pelo site 9to5Google e chamou atenção por apresentar uma proposta visual bem mais ousada do que as versões anteriores.
Inspirado no Material You lançado junto ao Android 12 ,o novo design representa uma evolução que busca ir além da estética minimalista. “O Material 3 Expressive é caracterizado pelo uso ousado de formas e cores, criando experiências prazerosas”, descreve a empresa.
Com essa nova abordagem, o Google pretende que os aplicativos abandonem as interfaces "limpas" e "sem graça", apostando em uma identidade visual mais viva, envolvente e capaz de gerar uma conexão emocional mais profunda com os usuários.
Entre os destaques do M3 Expressive estão o uso intenso de cores, variações de formato em botões, barras de progresso mais dinâmicas e ícones que se diferenciam facilmente. A ideia é criar interfaces que comuniquem claramente ações e prioridades visuais. “Esses aspectos de design também são fundamentais para tornar um produto mais fácil de usar ao atrair a atenção para o que mais importa na interface: fazendo com que ações-chave se destaquem, e agrupando elementos”, descreveu o Google.

(Foto: Divulgação)
Além disso, o novo padrão permitirá que elementos importantes tenham tamanhos variados, melhorando a hierarquia visual e a navegação. Um exemplo disso é a possibilidade de botões maiores indicarem funções prioritárias, facilitando o uso até para quem não está acostumado com a tecnologia.
Para justificar a mudança, o Google afirma que o M3 Expressive é a atualização “mais estudada de todas”. A empresa realizou 46 pesquisas envolvendo centenas de designs e mais de 18 mil participantes. “Os princípios do Material 3 Expressive estão enraizados em uma pesquisa sólida e construídos sobre boas práticas duradouras de usabilidade. Assim, os designers podem adotar esses novos componentes com confiança, sabendo que estamos criando algo intuitivo e que gera conexão com as pessoas”, explicou a empresa.
Ainda não há data oficial para a implementação do Material 3 Expressive em dispositivos Android, mas é certo que a mudança trará uma nova camada de personalidade ao sistema. Se você achava que o Android já tinha encontrado seu estilo, o M3 Expressive vem para provar que ainda há muito espaço para inovação.