Flow | O Futuro do Cinema Começa com uma frase
- Redação neonews
- há 12 minutos
- 2 min de leitura
Google apresenta ferramenta que transforma texto em vídeos cinematográficos com ajuda da IA, Flow

(Foto: Divulgação)
Filmes criados apenas a partir de comandos de texto? Essa é a proposta do Flow, a nova ferramenta de inteligência artificial lançada pelo Google na terça-feira (20). Desenvolvida com foco em profissionais criativos, a plataforma já está disponível para assinantes do Google AI nos Estados Unidos e deve chegar a outros países em breve.
O Flow utiliza os modelos da família Gemini, capazes de transformar descrições em cenas completas com movimentos de câmera, personagens, cenários e transições. “A ferramenta, que, segundo o Google, foi criada ‘por e para criativos’, se integra a outros dois modelos de IA avançados da empresa: o Veo, para geração de vídeo, e o Imagen, para fotos.”
A proposta do Flow é permitir que criadores construam filmes com estética cinematográfica de forma prática e flexível. Os usuários podem editar cenas, organizar elementos e controlar detalhes técnicos como ângulos e perspectivas. Além disso, é possível integrar novos clipes a partir de cenas já criadas. “Uma vez criado um assunto ou uma cena, esses elementos podem ser integrados em diferentes clipes e cenas. Também é possível usar a imagem de uma cena para iniciar uma nova tomada.”

(Foto: Divulgação)
Durante o Google I/O 2025, o evento que apresentou a ferramenta, outras inovações chamaram atenção. Entre elas, a incorporação da tecnologia SynthID um tipo de marca d’água invisível que permite identificar se um conteúdo foi gerado por IA. “A verificação poderá ser feita com o SynthID Detector, um site em que o usuário pode enviar um arquivo e verificar se ele tem a tecnologia do Google.”
A plataforma conta com dois planos principais. O Google AI Pro permite até 100 gerações por mês, enquanto o Google AI Ultra oferece acesso antecipado ao Veo 3, versão mais avançada do modelo de vídeo, agora com capacidade de gerar áudios ambientais e diálogos entre personagens.
Além de disponibilizar ferramentas poderosas, o Google enfatiza a parceria com profissionais criativos em seu desenvolvimento. “A empresa diz que desenvolve as ferramentas em colaboração com criadores selecionados entre eles cineastas, músicos, animadores e youtubers — para entender seus fluxos de trabalho e garantir que os produtos atendam às suas necessidades.”
A promessa do Flow é clara: democratizar o acesso à criação de vídeos de alta qualidade, tornando a ideia de “filmes feitos por IA” não só possível, mas cada vez mais comum.