top of page

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany. neoCompany Ltda. Todos os direitos reservados.

  • LinkedIn
  • Youtube

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany.

neoCompany ltda. Todos os direitos reservados.

Entre em contato com o neonews

Tem alguma sugestão de pauta, eventos ou deseja apenas fazer uma crítica ou sugestão, manda um email pra gente.

Foto do escritorRedação neonews

Fóssil Antigo no Brasil | Uma Nova Luz Sobre os Dinossauros

Descoberta de Fóssil no Sul do Brasil Pode Responder a Questões Sobre a Evolução dos Répteis


Descoberta no Sul do Brasil Pode Responder a Questões Sobre a Evolução dos Répteis
Fóssil Antigo no Brasil

(Foto: Divulgação)


Um dos fósseis mais antigos do mundo foi encontrado no Brasil. Ele pertence a um réptil que viveu há cerca de 237 milhões de anos. Segundo os cientistas, a descoberta pode ajudar a explicar a ascensão dos dinossauros no nosso planeta.


Chamado de Gondwanax paraisensis, o quadrúpede era praticamente do tamanho de um pequeno cachorro, medindo cerca de um metro e pesando entre três e seis quilos. O réptil ainda tinha uma longa cauda e provavelmente vagava por onde hoje fica o sul do Brasil. Os cientistas explicam que a criatura viveu em uma época em que o mundo era muito mais quente. O fóssil foi identificado como um novo silesaurídeo, um grupo extinto de répteis.


Gondwanax significa “lorde de Gondwana”, que se refere às terras da região sul do supercontinente da Pangeia, que existia antes da separação dos continentes. Já paraisensis é uma homenagem à cidade de Paraíso do Sul, no Rio Grande do Sul, onde o fóssil foi encontrado em 2014.


Descoberta no Sul do Brasil Pode Responder a Questões Sobre a Evolução dos Répteis
Fóssil Antigo no Brasil

(Foto: Divulgação)


Quando foi encontrado, o fóssil estava coberto por uma espessa camada de rocha e, inicialmente, apenas partes das vértebras eram visíveis. Os restos mortais do animal foram desenterrados de uma camada rochosa do período triássico, entre 252 e 201 milhões de anos atrás. Isso significa que o réptil viveu no tempo em que os dinossauros surgiram, assim como os mamíferos, os crocodilos, as tartarugas e os sapos. Paleontólogos ainda debatem se o Gondwanax paraisensis era um dinossauro ou um precursor das criaturas que dominaram o planeta.


De acordo com o estudo, por ser tão antigo, o fóssil nos dá pistas de como surgiram os dinossauros. Entender as características desses precursores joga uma luz sobre o que foi crucial para o sucesso evolutivo dos dinossauros, concluíram os pesquisadores.


 

bottom of page