top of page

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany. neoCompany Ltda. Todos os direitos reservados.

  • LinkedIn
  • Youtube

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany.

neoCompany ltda. Todos os direitos reservados.

Entre em contato com o neonews

Tem alguma sugestão de pauta, eventos ou deseja apenas fazer uma crítica ou sugestão, manda um email pra gente.

Foto do escritorneo Thiago

Entrega de carga por foguetes é definido pela Força Aérea Americana

Será possível reduzir o tempo de entrega para lugares remotos, zonas de combate e de crise humanitária de dias para horas



A Força Aérea americana, junto com a Força Espacial (Space Force), lançou o programa “Rocket Cargo”, que consiste na entrega de carga por foguetes e espaçonaves, inspirado nas licitações feitas pela Nasa para empresas privadas para a construção de equipamentos para a agência espacial.


A ideia do programa é viabilizar o uso de embarcações espaciais comerciais para acelerar a entrega de cargas super pesadas – de 100 toneladas para cima – para pontos remotos da Terra, zonas de conflito ou de crise humanitária. Segundo especialistas, atualmente esse processo leva dias, mas com o programa poderá ser reduzido para horas.


Ilustração conceitual do funcionamento do projeto


“Uma vez finalizado, o Rocket Cargo vai alterar fundamentalmente o cenário de logísticas rápidas, conectando materiais e equipamentos a forças conjuntas de combate em uma fração do tempo gasto hoje”, disse John “Jay” Raymond, Chefe de Operações Espaciais da Space Force, em um comunicado. “Na ocasião de um conflito ou crise humanitária, a Força Espacial será capaz de oferecer à nossa liderança nacional uma opção independente para atingir objetivos estratégicos do espaço”.


O comunicado não cita nominalmente nenhuma empresa que atualmente trabalhe no setor, mas menções à SpaceX como exemplo de companhia que poderá atender ao programa foram feitas de forma pulverizada, porém a Space Force mencionou que as “empresas que procuram oportunidades na Lua” sob o Serviço de Entrega de Carga Lunar (da sigla em inglês, “CLPS”) da Nasa poderiam ser consideradas.


De acordo com o site da Nasa, 14 empresas participam do programa: Astrobotic Technology, Blue Origin, Ceres Robotics, Deep Space Systems, Draper, Firefly Aerospace, Intuitive Machines, Lockheed Martin Space, Masten Space Systems, Moon Express, Orbit Beyond, Sierra Nevada Corporation, Tyvak Nano-Satellite Systems – além, claro, da própria SpaceX de Elon Musk.


Ainda em sua fase de conceitualização e estudo, o programa Rocket Cargo da Força Aérea e Força Espacial americana ainda não possui data para começar a operar – a julgar pelo volume de informações necessárias para a sua viabilidade, ainda deve levar um tempo.

Comments


bottom of page