top of page

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany. neoCompany Ltda. Todos os direitos reservados.

  • LinkedIn
  • Youtube

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany.

neoCompany ltda. Todos os direitos reservados.

Entre em contato com o neonews

Tem alguma sugestão de pauta, eventos ou deseja apenas fazer uma crítica ou sugestão, manda um email pra gente.

  • Foto do escritorneo Thiago

Encontre formas para se manter motivado no trabalho

Atualizado: 22 de set. de 2021



Imagine essa situação: acordar de manhã, tomar um banho, tomar café, escovar os dentes, e sair para trabalhar. Muitos, e provavelmente você, se identifica com esse cenário. Porém a experiência que cada um teve ao realizar basicamente as mesmas ações podem ser completamente diferente um do outro levando em consideração a vontade da pessoa de realizar essas tarefas.


Motivação é, segundo o dicionário Michaelis, "série de fatores, de natureza afetiva, intelectual ou fisiológica, que atuam no indivíduo, determinando-lhe o comportamento", sendo assim, nós apenas realizamos algum desses fatores, e um dos mais importantes, significativos e que reflete muito em todo o processo de como você irá realizar certa tarefa, e em vários casos, na qualidade do que é feito, ou até se você vai realiza-la ou não: a vontade.





Motivação e vontade são duas irmãs que andam juntas em tudo que fazemos em nossa vida. Você já deve ter passado pelo comum dilema de ter que fazer algo, mas não querer, não ter a energia necessária. Falamos então que a pessoa está então, desmotivada.


Muito provavelmente você já passou por isso, e saiba que você não está sozinho. Muitos fatores podem levar a essa falta de vontade de realizar suas tarefas e/ou obrigações, como por exemplo, a situação do seu país. O Brasil não está passando por bons bocados a um tempo já, e isso refletiu diretamente na população, que segundo pesquisa é uma das mais desmotivadas de todo o mundo, atingindo 45 de média motivacional, enquanto a média global é de 55.





Isso pode não parecer muito um problema para você, porém é algo muito sério na nossa sociedade, e que chegou até a se tornar uma SÍNDROME. Ao contrário da Síndrome de Burnout; na qual uma pessoa acumula trabalha em excesso, o que acaba também acumulando estresse, cansaço e esgotamento mental e físico; a Síndrome de Boreout, segundo a psicóloga organizacional Luciene Bandeira, em entrevista para a Istoé, é quando “a pessoa não vê propósito nas atividades dela do dia a dia ou ela é menos exigida do que pode", o que pode ocasionar sintomas de estresse, dificuldade de concentração, ansiedade, depressão e desmotivação.


"Vira e mexe o Jim morre de tédio" Créditos: The Office / NBC


Mas afinal, "Como fazer o que você tem que fazer quando você não quer fazer nada?", e esse é o título de um artigo da New York Times publicado em julho desse ano que busca ajudar aqueles que passam por isso diariamente, trazendo possíveis soluções e técnicas que podem ser úteis para você dar um "up" na sua motivação diária.


A sensação de terminar uma tarefa é muito boa não é? E muitos estudos comprovam que essa sensação pode ser bastante motivadora. Sendo assim, uma técnica que pode ajudar bastante é a de dividir suas obrigações em pequenas tarefas e de curto prazo, assim ao concluir cada uma você sentirá de forma mais frequente essa sensação boa, e conseguirá manter a sua motivação alta.





Outra técnica bem útil, essa um pouco mais intimista e que demanda uma certa reflexão, é a de encontrar o seu por que, e escrever isso. Colocar no papel as coisas que são importantes para você, e conectar elas as coisas que você precisa fazer, pode fazer você se sentir mais em controle das suas atitudes, e consequentemente mais motivado.


Esses são apenas alguns exemplos do que você pode fazer para se manter motivado em sua vida, seja no trabalho, na escola, faculdade.... Apenas não deixe ser levado pelo tempo. Se sentir desmotivado é normal, todos nós sentimos isso, porém se entregar ao estilo Zeca Pagodinho, "deixa a vida me levar, vida leva eu", pode trazer consequências que podem ser bem ruins após o andar da carruagem.




*Conteúdo patrocinado pela neoCompany







bottom of page