top of page

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany. neoCompany Ltda. Todos os direitos reservados.

  • LinkedIn
  • Youtube

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany.

neoCompany ltda. Todos os direitos reservados.

Entre em contato com o neonews

Tem alguma sugestão de pauta, eventos ou deseja apenas fazer uma crítica ou sugestão, manda um email pra gente.

  • Foto do escritorRedação neonews

Dia da Mulher | Mulheres na tecnologia

Conheça mulheres que ajudaram a tecnologia a ser como é hoje!


Gustavo comemorando a liderança

Hoje, dia 08 de março, é um dia simbólico que marca a luta e reivindicação dos direitos das mulheres. Assim, trouxemos um artigo para exaltar a importância das mulheres na tecnologia. Confira:


Para começar, perguntamos também para a CFO da neo, Patrícia Yagima como é ser mulher em uma empresa de tecnologia:


“Fazer parte da construção dos alicerces de uma empresa é desafiador em todos os sentidos, e nós, mulheres, entramos com papéis fundamentais para favorecer o sucesso de um empreendimento, não apenas executando serviços, mas também utilizando nossas capacidades analíticas com um olhar mais detalhado e holístico. Impulsionadas pelas movimentações orgânicas da empresa e nosso desejo de evolução conseguimos sempre reformular estratégias e encontrar soluções adequadas e eficazes para cada desafio apresentado. “


Agora vamos falar um pouco de História! Desde quando Augusta Ada King criou o primeiro programa de computador, em 1843, as mulheres vêm ganhando cada vez mais espaço dentro do mercado da ciência e tecnologia. Conheça mais sobre Augusta e outras três mulheres que influenciam e ajudam na evolução da tecnologia:


Augusta Ada King


Também conhecida como Condessa de Lovelace, Augusta Ada King foi uma matemática e escritora que viveu na Inglaterra no século XIX e responsável por uma grande revolução no campo tecnológico. Reconhecida como a primeira programadora, ou seja, a primeira a criar um algoritmo processado por uma máquina.


Filha de uma nobre cientista, Anne Isabella Byron, Augusta desde criança teve o incentivo da mãe para desenvolver um pensamento lógico e matemático. Assim, quando conhece Charles Babbage, um matemático que desenvolvia estudos envolvendo uma máquina analítica, Ada se interessa muito por seus experimentos e começa a desenvolver códigos e números que seriam processados pela máquina, entrando para a história como a primeira programadora. E tudo isso antes dos computadores serem criados!




Grace Hopper


Grace Hopper foi uma analista de sistemas da Marinha dos Estados Unidos nas décadas de 1940 e 1950 e criou a Linguagem Comum Orientada para Negócios (COBOL, na sigla em inglês), a primeira linguagem complexa de computador, que é utilizada até hoje por empresas de todo o mundo.


Hopper também ficou conhecida por ter presenciado e nomeado o primeiro bug de computador da história. Foi quando uma mariposa ficou presa em um relé do computador Mark II, e ela chamou o ato de remover o inseto de “debugging”.


Ela se aposentou da marinha em 1986, quando já era uma idosa, mas continuou dando conferências, atuou como consultora e participou de programas educacionais até 1992, quando acabou falecendo aos 85 anos.



 

Publicidade

 

Hedy Lamarr


Conhecida como a “mãe do Wi-Fi”, Hedy Lamarr fez com que a internet sem fio e o Bluetooth saíssem do papel. Além de ser uma famosa atriz, ela também foi uma grande inventora. Hedy era judia e foi se refugiar nos Estados Unidos, tendo desde cedo uma vida muito agitada por estar sempre tendo que se esconder do governo nazista.


Apesar de tudo o que passou, ela teve uma ampla vida de atriz, ao mesmo tempo que fazia vários experimentos e estudos tecnológicos. Foi ela quem inventou a base para o espectro de propagação de salto de frequência, que é muito usado em aparelhos de comunicação sem fio. Com ele, o sinal de rádio "salta" de um canal para o outro sem perder a conexão, fazendo com que o sinal sofra menos risco de interferência e de congestionamento, além de tornar mais difícil a interceptação.




Katherine Johnson


Katherine Coleman Goble Johnson foi uma grande matemática, física e cientista espacial, sendo um nome extremamente importante para a exploração espacial dos Estados Unidos, principalmente em aplicações da computação na NASA. Katherine permaneceu na liderança técnica na NASA por muitos anos, calculando trajetórias, janelas de lançamento e caminhos de retorno de emergência para muitos voos do Projeto Mercury.

Além de tudo isso, ela também esteve à frente dos estudos das primeiras missões da NASA à Lua, em 1969, e dos planos iniciais para a missão a Marte.


Em 2015, Katherine foi incluída pelo presidente dos Estados Unidos da época, Barack Obama, na lista de apenas 17 mulheres norte-americanas que receberam a Medalha Presidencial da Liberdade, demonstrando também a sua importância como pioneira na jornada da mulher negra na ciência. E, por toda essa relevância e por ser uma mulher à frente de seu tempo, em 2016, Katherine entrou para a lista das 100 mulheres mais inspiradoras e influentes, pela BBC.



Com certeza não foi fácil para essas mulheres chegarem onde chegaram, mas a cada dia que passa uma nova conquista feminita é feita e orgulham o mundo todo!


A neo deseja a todas as mulheres um Feliz Dia da Mulher!

 

Publicidade

 

תגובות


bottom of page