top of page

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany. neoCompany Ltda. Todos os direitos reservados.

  • LinkedIn
  • Youtube

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany.

neoCompany ltda. Todos os direitos reservados.

Entre em contato com o neonews

Tem alguma sugestão de pauta, eventos ou deseja apenas fazer uma crítica ou sugestão, manda um email pra gente.

Foto do escritorRedação neonews

Desvendando os Mistérios dos Círculos de Fadas | Novo Estudo Revela Padrões Globais

Inteligência Artificial na Busca pela Compreensão dos Círculos de Fadas


Inteligência Artificial na Busca pela Compreensão dos Círculos de Fadas
Círculos de Fadas

(Foto: Divulgação)



Os círculos de fadas, aqueles enigmáticos discos de terra seca que pontilham paisagens áridas, sempre foram alvo de fascínio e mistério para os cientistas. No entanto, um novo estudo publicado recentemente na revista Proceedings of the National Academy of Sciences sugere que esses fenômenos podem ser muito mais comuns do que se imaginava.


Para essa pesquisa inovadora, os cientistas utilizaram inteligência artificial para vasculhar imagens de satélite de alta resolução de áreas áridas em todo o mundo, em busca de padrões de vegetação semelhantes aos círculos de fadas. O Dr. Emilio Guirado, cientista de dados do Instituto Multidisciplinar de Estudos Ambientais da Universidade de Alicante na Espanha e principal autor do estudo, explicou: "É a primeira vez que foi feito o uso de modelos baseados em inteligência artificial em imagens de satélite em grande escala para detectar padrões semelhantes a círculos de fadas."


Descobertas Surpreendentes


Os resultados da análise foram impressionantes. A inteligência artificial identificou 263 locais em terras áridas em todo o mundo com padrões circulares semelhantes aos círculos de fadas previamente observados na Namíbia e na Austrália. Essas descobertas indicam que os círculos de fadas não são exclusivos dessas regiões específicas, mas sim um fenômeno mais difundido em todo o globo.


Para realizar a análise, os pesquisadores treinaram a rede neural com mais de 15 mil imagens de satélite da Namíbia e da Austrália, metade mostrando círculos de fadas e metade não. Em seguida, a inteligência artificial examinou quase 575 mil lotes de terra em todo o mundo, identificando padrões circulares que se assemelhavam aos círculos de fadas conhecidos.


Desafios e Revisões Humanas


No entanto, o processo não foi totalmente automatizado. Após a análise da inteligência artificial, os pesquisadores realizaram uma revisão manual para descartar estruturas artificiais e naturais que não se encaixavam nos critérios dos círculos de fadas. "Tivemos que descartar manualmente algumas estruturas artificiais e naturais que não eram círculos de fadas com base na fotointerpretação e no contexto da área", explicou Guirado.


Diferenciação dos Padrões


O estudo destaca que os círculos de fadas não são simplesmente lacunas de vegetação em uma paisagem árida. Eles são distintos por seu padrão altamente ordenado e regular, que é incomum em outros fenômenos naturais. O Dr. Stephan Getzin, pesquisador da Universidade de Göttingen na Alemanha, ressalta que os padrões descobertos ainda não alcançam o nível de ordem característico dos círculos de fadas.


Enquanto os cientistas continuam a desvendar os segredos por trás desses enigmáticos círculos de fadas, a aplicação da inteligência artificial abre novos horizontes para a compreensão desse fenômeno globalmente difundido.


Este estudo não apenas expande nosso conhecimento sobre os círculos de fadas, mas também destaca o poder da inteligência artificial na pesquisa científica.


 



bottom of page