Como o mundo celebra o Ano Novo em tempos diferentes: saiba onde 2024 chegará primeiro e último

(Foto: Divulgação)
Daqui a pouco, muitas pessoas ao redor do globo estarão celebrando a chegada do novo ano. Porém, o que pouca gente lembra é que, enquanto você abraça amigos e familiares para comemorar, milhões de pessoas em outros cantos do planeta já terão vivido essa emoção horas antes.
Dois países insulares no Pacífico Central, Kiribati e Samoa, são os primeiros territórios povoados a dar boas-vindas ao Ano Novo. Em 2023, por exemplo, os relógios desses locais marcaram meia-noite enquanto no Brasil ainda eram 8h da manhã (horário de Brasília).
Curiosamente, Samoa já foi um dos últimos países a virar o ano. Isso mudou em 2011, quando o governo local tomou a decisão de pular o dia 30 de dezembro para alinhar seu fuso horário com seus principais parceiros comerciais na Ásia e Oceania, como a Austrália e Nova Zelândia. Desde então, Samoa e Kiribati passaram a liderar a celebração do Ano Novo no mundo.

(Foto: Divulgação)
Já Auckland, a maior cidade da Nova Zelândia, ganha o título de primeira metrópole global a celebrar a data, apenas uma hora depois de Kiribati e Samoa.
“Quando você cruza a linha de data, você se torna uma espécie de viajante do tempo! Atravesse para o oeste e é um dia depois; cruze novamente para trás e você ‘voltou no tempo’”, explica o site da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA).
A diferença nos horários acontece devido à linha de data internacional, criada em 1884 para dividir o globo em dois hemisférios temporais. Essa linha, que corre pelo meridiano de 180 graus, não é completamente reta, contornando fronteiras políticas para atender às necessidades locais.
Essa linha peculiar faz com que Kiribati e Samoa, por estarem próximos a ela, celebrem o Ano Novo antes de todos os demais.
Por volta das 9h da manhã do dia 1º de janeiro (horário de Brasília), enquanto muita gente já terá começado o ano, ainda haverá lugares dando os últimos passos em direção ao novo calendário. Entre esses locais estão Samoa Americana (território dos EUA) e o Havaí.
Enquanto Samoa independente está entre os primeiros a celebrar, a Samoa Americana permanece entre os últimos devido a sua localização no lado oposto da linha de data internacional. O mesmo vale para Honolulu, no Havaí.

(Foto: Divulgação)
Apenas após o Havaí e a Samoa Americana celebrarem, o mundo inteiro estará, oficialmente, no novo ano. Agora que você sabe quem comemora o Ano Novo primeiro (e quem são os últimos), escolha seu jeito de celebrar e aproveite o momento para saudar o futuro com alegria!