top of page

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany. neoCompany Ltda. Todos os direitos reservados.

  • LinkedIn
  • Youtube

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany.

neoCompany ltda. Todos os direitos reservados.

Entre em contato com o neonews

Tem alguma sugestão de pauta, eventos ou deseja apenas fazer uma crítica ou sugestão, manda um email pra gente.

Foto do escritorRedação neonews

Descobertas Subaquáticas Revelam Inscrições e Gravuras de Faraós no Egito

Arqueólogos encontram registros históricos submersos no Lago Nasser


Arqueólogos encontram registros históricos submersos no Lago Nasser
Inscrições e Gravuras de Faraós no Egito

(Foto: Divulgação)


Recentemente, arqueólogos descobriram inscrições e gravuras de faraós egípcios em formações rochosas submersas ao redor das ilhas de Philae e Konosso, no Lago Nasser. Essas revelações ocorrem em meio a análises detalhadas das áreas submersas, trazendo novos insights sobre a antiga civilização egípcia.


Durante o trabalho, arqueólogos do Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito, em colaboração com a Universidade Paul Valéry de Montpellier, na França, encontraram as inscrições e esculturas em pedra. Além disso, foram localizadas pinturas e miniaturas que retratam Amenófis III, faraó que governou entre 1390 e 1353 a.C., Tutemés IV (de 1401 a 1391 a.C.), Psamético III (de 526 a 525 a.C.) e Apriés (de 589 a 570 a.C.).


As inscrições e esculturas encontradas incluem representações de figuras importantes e cenas que datam de períodos distintos da história egípcia. “Até agora, não foi revelado o conteúdo destas inscrições ou das esculturas aparecem. As informações sobre as descobertas foram divulgadas em uma declaração do Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito.”


Esses sítios arqueológicos estão localizados em trechos rasos do rio Nilo, que eram originalmente caracterizados por áreas rochosas e ilhotas. No passado, a construção da Represa Alta de Aswan, na década de 1960, levou ao alagamento da área, resultando na submersão de muitos sítios arqueológicos importantes sob o Lago Nasser.


“Os locais são basicamente trechos rasos do rio Nilo caracterizados por áreas rochosas de pedregulhos e ilhotas que se projetam dos canais estreitos.” Antes da construção da represa, as cataratas do Nilo eram um obstáculo significativo para a navegação. A inundação resultante colocou em risco muitos sítios históricos, que agora estão sendo reexaminados graças a essas novas descobertas.


Para documentar e registrar as descobertas, os pesquisadores utilizaram uma variedade de técnicas modernas, incluindo mergulho, levantamento arqueológico, fotografia e vídeo subaquático, além de fotogrametria. “A equipe agora trabalha para criar modelos tridimensionais das inscrições.” Essas técnicas ajudarão a preservar e analisar as inscrições e esculturas com maior precisão.


Novas expedições estão planejadas para explorar mais a fundo a área submersa, com o objetivo de descobrir mais inscrições e artefatos que possam fornecer uma compreensão mais profunda dos períodos de governo dos faraós retratados. As futuras descobertas podem revelar informações valiosas sobre a história e a cultura do Egito Antigo.


À medida que as investigações continuam, os pesquisadores esperam que essas novas descobertas ofereçam uma visão mais clara e detalhada sobre a antiga civilização egípcia e suas figuras mais influentes.


 



bottom of page