• Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
 
Publicidade

Crônica | Poder da chama



“Fogo é a rápida oxidação de um material combustível liberando calor, luz e produtos de reação, tais como o dióxido de carbono e a água. O fogo é uma mistura de gases a altas temperaturas, formada em reação exotérmica de oxidação, que emite radiação eletromagnética nas faixas do infravermelho e visível ou seja. H + O2 CO2 + H2O


Não entendeu? Sem problemas!! Vamos ver de outra forma.


Talvez a maior descoberta do homem foi o fogo. Detentor de uma força tanto destrutiva como construtiva. Existente em todas as partes do universo, em maior ou menor quantidade, e que sem ele não teríamos as transformações de matérias e principalmente presença de vida aqui na Terra. Ele por si já demonstra sua posição de grandeza como o sol e os vulcões. É responsável pela propulsão de foguetes para o espaço (44.000.000 HP de potência), e na sua diminuta propriedade ilumina um local escuro com apenas uma vela. É corresponsável pelas destruições em guerras, infelizmente, redirecionado pela mente humana. Presente constante na natureza, nos livros, nas mitologias, nas ciências e na filosofia.


O fogo também está contido dentro do ser humano demonstrado pela ira, ódio, vingança, inveja...


É representado pelo coração quando uma paixão ardente, sem controle racional, atropela o equilíbrio. Quando é dado o poder pela ganância, queima a constituição dos princípios morais da fidelidade e humildade. Na utilização de palavras como ofensas, levam para uma desarmonia da mente. Mesmo com conhecimento profundo da constituição química dos elementos, só haverá a reação se houver algo ou alguém que provoque. Se eu não ativar ação nada acontecerá.


Mas o fogo está presente entre nós quando usado também para o bem. A Bondade, que eleva para o Amor infinito e contagia as pessoas que vibram na mesma frequência, proporciona Sabedoria. Sem esse calor da Bondade, será apenas uma sombra da vida, descontrole do próprio leme deixando que o vento toque as velas impulsionando-as a esmo. Mesmo que tenha frequentado as melhores universidades, obtido títulos de doutorados ou tenha tido os melhores professores, sem a aplicação da Bondade será apenas mais um ser animal, racional, e passageiro nessa vida existencial.


A temperatura da Bondade é imensurável e não existe equipamentos para medir sua intensidade, não correlaciona com tempo e nem lugar, pois é a Força que age.


O fogo tem poder de modificar a estrutura mais dura do metal e a Bondade tem a força de elevar a sua essência para uma outra esfera; a da Compreensão, por exemplo. Por isso, na ausência dela nada sou e nada sinto. A Bondade é livre de inveja, não se exalta para todos num ato de uma autopromoção. Ela busca a Verdade, relativa ainda, mas sempre próxima do justo. Uma vez conhecedor da Bondade ela não desaparecerá. Conseguimos reconhecer quem a detém simplesmente nas atitudes e nas palavras proferidas.


Para começar é simples.


Sabemos que todos nós herdamos do nosso Criador os dois elementos necessários para uma combustão: o combustível e o comburente.


A ignição, ou seja, a primeira faísca fica por conta de cada um.

Banner_rede_social_branco.jpg