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Clair Obscur | Expedition 33 Prova que um Bom Jogo não Precisa ser Longo

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    Redação neonews
  • há 1 dia
  • 2 min de leitura

RPG da Sandfall entrega experiência intensa e curta, e mostra que a brevidade pode ser uma virtude nos jogos


RPG da Sandfall entrega experiência intensa e curta, e mostra que a brevidade pode ser uma virtude nos jogos
Jogo

(Foto: Divulgação)


Com essa filosofia, Clair Obscur: Expedition 33 impactou profundamente a comunidade gamer. Desenvolvido pela Sandfall Interactive e publicado pela Kepler Interactive, o jogo se destacou por combinar um estilo de combate envolvente com uma proposta clara: entregar uma experiência intensa e não infinita.


O sucesso não veio à toa. O título tem atraído tanto fãs de RPGs por turno quanto jogadores que costumam torcer o nariz para o gênero. E embora muito tenha sido discutido para entender por que Clair Obscur conquistou tanta gente, os líderes da Kepler parecem ter uma resposta direta.


Em entrevista à Gamesindustry.biz, Matthew Handrahan, um dos diretores da publicadora, compartilhou um ponto de vista que ressoa com muitos jogadores: A brevidade deveria ser mais uma virtude nos jogos.


Ele compara com o cenário do cinema:

Algo pode ser melhor se for mais curto isso está sendo discutido no cinema no momento. Todo filme parece ter duas horas e meia de duração, e acho que a maioria das pessoas pensa: 'Será que eles podem ser um pouco mais curtos, por favor? Porque temos outras coisas para fazer em nossas vidas'.


Essa lógica também guiou a Sandfall no desenvolvimento do game. Segundo François Meurisse, produtor e COO do estúdio:


A equipe planejou Clair Obscur para, desde o começo, ser uma experiência 'intensa e curta'. As primeiras estimativas da duração do jogo estavam próximas de 20 horas para a missão principal”, disse Meurisse. “Acho que acabamos chegando perto de 30, até mesmo 40 horas, se você dedicar um pouco de tempo. Como jogador, há tantos jogos excelentes por aí que eu quero experimentar, [e] o que é importante para mim é o nível de empolgação e diversão que eu obtenho de um jogo, em vez de sua duração.


Segundo a plataforma HowLongToBeat, a história principal leva cerca de 27 horas para ser finalizada, com até 61,5 horas necessárias para quem deseja conquistar todos os objetivos. Um número relativamente modesto para um RPG, mas recebido com entusiasmo por jogadores cansados de jogos inchados e excessivamente longos.


Essa abordagem é, de fato, um reflexo de um setor em transformação. E Clair Obscur pode ter lançado um novo olhar sobre o que significa criar uma experiência “completa”.

Como apontou Handrahan: Clair Obscur: Expedition 33 ‘realmente respeita o tempo do jogador’. [...] O game não oferece nenhuma ‘sensação de inchaço ou coisas estranhas que são colocadas lá apenas para torná-lo cada vez maior e maior e maior’.


RPG da Sandfall entrega experiência intensa e curta, e mostra que a brevidade pode ser uma virtude nos jogos
 Jogos

(Foto: Divulgação)


E Meurisse foi além ao questionar o que realmente agrega valor para os jogadores: O valor que os jogadores obtêm dos jogos não se alinha sistematicamente com a duração”, disse o produtor. Por exemplo, um dos meus jogos favoritos de todos os tempos é Inside, que dura cerca de duas horas, mas é uma das [experiências] mais polidas e intensas e até mesmo uma mudança de vida para algumas pessoas.


Em tempos em que qualidade e profundidade começam a pesar mais que tempo de jogo, Clair Obscur se estabelece como um marco. Não pelo tamanho, mas pela entrega.




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