top of page

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany. neoCompany Ltda. Todos os direitos reservados.

  • LinkedIn
  • Youtube

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany.

neoCompany ltda. Todos os direitos reservados.

Entre em contato com o neonews

Tem alguma sugestão de pauta, eventos ou deseja apenas fazer uma crítica ou sugestão, manda um email pra gente.

Foto do escritorRedação neonews

Chat GPT: Novo Vazamento Expõe Conversas e Dados Sensíveis de Usuários

Inteligência Artificial Chat GPT da OpenAI Revela Informações Sigilosas, Incluindo Logins e Senhas, em Incidente Recente


Chat GPT

(Foto: Divulgação)


Na última segunda-feira (29), o Ars Technica revelou um novo incidente de vazamento envolvendo o Chat GPT, da OpenAI, onde a inteligência artificial generativa estaria expondo conversas de usuários, incluindo dados sensíveis, como logins e senhas em alguns casos. O relatório aponta que capturas de tela compartilhadas indicam a IA exibindo informações sigilosas durante interações não relacionadas.


Em um dos prints compartilhados com a publicação, foram identificados nomes de usuário e senhas associados a um sistema de suporte utilizado por funcionários de uma farmácia que prescreve medicamentos. De acordo com o relatório, um contratado da empresa teria acionado o chatbot da OpenAI em busca de soluções para um problema na página, resultando na exposição dessas informações.


Além disso, outras conversas vazadas revelam detalhes de uma proposta de pesquisa não publicada, scripts usando a linguagem PHP e até mesmo o nome de uma apresentação em desenvolvimento. As interações parecem ter envolvido diferentes usuários, conforme destacado na reportagem.


Vale ressaltar que não é a primeira vez que o Chat GPT enfrenta vazamentos desse tipo. Incidentes anteriores expuseram dados de assinantes e conversas para terceiros em março de 2023, bem como informações utilizadas em seu treinamento, em novembro do ano passado. A Open AI anunciou que está investigando o incidente recente e prometeu fornecer detalhes em breve.


Como os dados do Chat GPT foram acessados?


O vazamento das senhas pelo Chat GPT surpreendeu Chase Whiteside, usuário da plataforma, que notou a exposição ao solicitar ajuda à IA para encontrar nomes inteligentes para cores em uma paleta no domingo (28). As conversas com terceiros, contendo dados sensíveis, apareceram no histórico do usuário sem que ele as tivesse solicitado.


Whiteside comentou sobre o incidente: "Elas não estavam lá quando usei o Chat GPT ontem à noite (sou um usuário bastante assíduo). Nenhuma consulta foi feita, elas apenas apareceram no meu histórico e certamente não são minhas (e também não acho que sejam do mesmo usuário)". Diante desse problema recorrente, especialistas recomendam cautela ao interagir com a IA, evitando o compartilhamento de informações sensíveis durante as interações.



 

Publicidade

 


Comments


bottom of page