Comemorações de carnaval são uma tradição mundial com raízes profundas na religião e cultura popular

(Foto: Divulgação)
O carnaval é celebrado mundialmente, não apenas no Brasil, mas também em países como Itália, França, Bolívia e Colômbia. Sua origem está ligada ao catolicismo, antecedendo a quaresma, o período de jejum e reflexão para a Páscoa. O termo “carnaval” vem do latim e significa "tirar a carne", simbolizando a abstenção dos prazeres mundanos, como o consumo de carnes.
Além das tradições religiosas, o carnaval também tem raízes na Antiguidade, com festas como as da Babilônia e Grécia. Na Roma Medieval, mascarados e carros enfeitados eram comuns, e a inversão dos papéis sociais se manifestava nas fantasias. Com a colonização portuguesa, o Brasil adaptou esses costumes, incorporando influências africanas, como os blocos e as marchinhas, que fazem críticas sociais de forma irreverente.

(Foto: Divulgação)
No Brasil, o carnaval é celebrado com desfiles de escolas de samba no Rio de Janeiro e São Paulo, além de blocos de rua, especialmente no Nordeste. Olinda e Recife se destacam com festas de rua, e Goiânia também tem seu destaque com o CarnaRock, uma mistura de carnaval e rock, com apresentações ao vivo e muito mais.
Assim, o carnaval é uma verdadeira festa de diversidade e cultura, celebrando a alegria e a tradição.

(Foto: Divulgação)