top of page

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany. neoCompany Ltda. Todos os direitos reservados.

  • LinkedIn
  • Youtube

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany.

neoCompany ltda. Todos os direitos reservados.

Entre em contato com o neonews

Tem alguma sugestão de pauta, eventos ou deseja apenas fazer uma crítica ou sugestão, manda um email pra gente.

Foto do escritorRedação neonews

Código de Barras Está com os Dias Contados QR Codes Assumem o Futuro

Criado há 50 anos, o código de barras deve ser totalmente substituído por QR Codes até 2027, marcando uma nova era para o comércio global


Criado há 50 anos, o código de barras deve ser totalmente substituído por QR Codes até 2027, marcando uma nova era para o comércio global
Código de Barras

(Foto: Divulgação)


Há 50 anos, o primeiro código de barras moderno foi escaneado em um supermercado nos Estados Unidos, marcando o início de uma revolução no comércio global. Desde então, essa tecnologia tem sido fundamental na gestão de inventários e no processo de checkout. No entanto, o código de barras está prestes a se tornar obsoleto.


“O código de barras deve desaparecer num futuro bastante próximo.” O setor de varejo está acelerando a transição para QR Codes, uma tecnologia mais moderna que promete transformar a forma como interagimos com produtos e informações no ponto de venda. A previsão é que a substituição dos códigos de barras pelos QR Codes esteja completa até 2027.


O processo de transição é complexo e envolve uma colaboração global entre diversos setores. “Esta transição, no entanto, não é algo fácil, exigindo colaboração global entre setores, atualizações de software e hardware para varejistas, mudanças de fabricação para marcas e até educação dos usuários.” Além disso, apesar de ser uma mudança significativa, as grandes empresas garantem que o custo não será repassado para os consumidores.


Os QR Codes, que começaram a ganhar popularidade com o aumento do uso de smartphones, oferecem uma série de vantagens em relação aos códigos de barras tradicionais. “Criados em 1994, os QR Codes começaram a conquistar o seu espaço de fato com o aumento expressivo do uso de smartphones.” Diferentemente dos códigos de barras, os QR Codes podem armazenar uma quantidade muito maior de informações, proporcionando acesso a detalhes nutricionais, informações sobre sustentabilidade, ofertas e cupons, e até mesmo alertas de recalls.


Hoje, algumas marcas já estão incorporando QR Codes em seus rótulos para proporcionar uma experiência mais rica e interativa ao consumidor. A L’Oréal, por exemplo, utiliza QR Codes em tintas para cabelo que direcionam os usuários a um site para testar virtualmente a cor e assistir a tutoriais, facilitando a escolha do produto.


“Escanear estes códigos modernos pode dar acesso a uma série de informações que não caberiam no rótulo.” Embora a substituição dos códigos de barras pelos QR Codes seja uma tendência crescente, a transição será gradual. As empresas estão cientes de que os consumidores precisarão se adaptar à nova tecnologia, substituindo os códigos de barras pelos QR Codes na hora das compras.


 



Comments


bottom of page