top of page

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany. neoCompany Ltda. Todos os direitos reservados.

  • LinkedIn
  • Youtube

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany.

neoCompany ltda. Todos os direitos reservados.

Entre em contato com o neonews

Tem alguma sugestão de pauta, eventos ou deseja apenas fazer uma crítica ou sugestão, manda um email pra gente.

  • Foto do escritorneo Thiago

Black Fraude: Golpes cresceram em 131% durante a Black Friday da web no Brasil

Cerca de 119 mil pedidos de potenciais fraudes foram registrados entre os dias 25 e 29 de novembro, quando as liquidações ficaram em alta


(Tamanna Rumee/Unsplash)


A Black Friday pode ter acabado, mas o saldo das grandes liquidações online estão chegando agora. Inclusive, o resultado das fraudes e golpes também. Em uma pesquisa divulgada pela empresa especialista em antifraudes ClearSale, o evento virtual no Brasil fez com que as tentativas de fraudes na internet crescessem em 131,54% na última semana.


Os números foram noticiados na última quinta-feira (2), quase uma semana desde a Black Friday. No caso, a promoção de 2021 atingiu 119.318 pedidos de potenciais golpes, ao que em 2020 este número foi de 51.553. Nisso, os consumidores conseguiram escapar de uma quantidade de fraudes equivalente a mais de R$ 125 milhões, contra R$ 70,3 milhões do ano passado. Este crescimento é de mais de 78% de um ano para outro.



Estes dados foram compilados pela ClearSale entre os dias 25 e 29 de novembro. Com os resultados, os segmentos de produtos que tiveram maiores índices de fraudes evitadas foram: Automotivo, Ferramentas, Ar-Condicionado e Celulares & Eletrônicos. Esta lista não foi muito diferente da vista em 2020, com a diferença de que o setor de Informática estava no lugar de Ferramentas.



A Cyber Monday que aconteceu na última segunda (29), promovida para impulsionar principalmente o e-commerce de eletrônicos, também foi analisada. Nisso, Eletrônicos, Celulares, Automotivos e Ferramentas figuraram de novo entre as fraudes evitadas, com adição do mercado de Bebidas também.


O período da Black Friday e da Cyber Monday aqueceu o mercado financeiro, que registrou mais de 586 mil propostas de créditos, aberturas de contas online, cartões novos etc; número que representou um crescimento de 30% em comparação com novembro do ano passado. Neste quesito, as fraudes diminuíram em 25%. Em telecomunicações, as fraudes também foram menores que 2020, com cerca de 2.200 pedidos de tentativas fraudulentas contra quase 7 mil no ano anterior.


Quer ficar por dentro de várias notícias sobre a cultura pop e o mundo da tecnologia? Acesse o canal do Portal neoNews no Telegram!



Comments


bottom of page