Ben Stiller fala sobre os desafios de fazer comédia hoje
- Redação neonews
- há 2 horas
- 2 min de leitura
Ator reflete sobre o impacto do clima político e das redes sociais na liberdade criativa do humor

(Foto: Divulgação)
Ben Stiller, um dos nomes mais icônicos da comédia em Hollywood, refletiu sobre como o gênero tem enfrentado novos obstáculos na era digital e no atual clima político. Conhecido por filmes como Zoolander (2001), Uma Noite no Museu (2006) e Trovão Tropical (2008), o ator e diretor disse em entrevista à Radio Times (via NME) que o cenário mudou drasticamente: “Obviamente, neste ambiente, comédia mais ousada é mais difícil de fazer.”
Stiller comentou que a percepção do público está diferente e que filmes como Trovão Tropical, repletos de sátira e humor ácido, dificilmente seriam produzidos hoje. “Vivemos em um mundo onde arriscar na comédia é mais desafiador. Estamos vendo isso em evidência em nosso país”, afirmou.
O ator aproveitou para falar sobre o caso recente de Jimmy Kimmel Live!, retirado temporariamente do ar após um comentário polêmico do apresentador. Segundo Stiller, suspender um humorista por piadas é um reflexo perigoso da sensibilidade extrema do público. Ele chegou a republicar uma notícia sobre o caso no X (antigo Twitter) e escreveu: “Isto não está certo.”

(Foto: Divulgação)
Para o ator, o humor deve continuar sendo um espaço de liberdade e crítica social: “Acho importante que os comediantes continuem fazendo o que fazem, falando a verdade aos poderosos e sendo livres para dizer o que quiserem. Isso é o mais importante.”
Outro desafio apontado por Stiller é a transformação do consumo de conteúdo com a ascensão das redes sociais. Plataformas como TikTok e Instagram, segundo ele, “reduziram a capacidade de atenção do público”, o que afeta a maneira como as pessoas se conectam com a comédia: “Acho que reduzimos um pouco nossa capacidade de atenção. Sinto-me sortudo por crescer no mundo analógico”, refletiu o ator.
Mesmo diante desse cenário, Ben Stiller segue otimista sobre o futuro do humor desde que os criadores mantenham sua autenticidade e coragem.
Além de sua carreira no cinema, Stiller também se destacou na televisão com a série Ruptura (Severance), sucesso da Apple TV+. Ele dirigiu 11 dos 19 episódios das duas primeiras temporadas e recebeu 27 indicações ao Emmy 2025. No entanto, não retornará à direção na terceira temporada, já que trabalha em um novo filme.
Veja Também: neoCompany em sua nova campanha, transforma tecnologia em conexão humana com foco em pessoas