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As características e diferenças de Marketing Inbound e Outbound

A revolução do Marketing Inbound e como o Outbound se adaptou às modernidades



Nos últimos anos, o crescimento do Marketing Inbound tem sido notável e, cada vez mais, essa estratégia tem sido utilizada por empresas de diferentes ramos por meio da internet. Mas porque esse modo de fazer marketing cresceu tanto?


Diferente do marketing tradicional, muito marcado por cold call's e envio massivo de e-mails, a estratégia "inbound" tem como principal característica ser menos invasiva, em que a empresa não tenta chegar até o possível cliente, mas sim, o usuário que se aproxima da empresa por conta própria.


A principal diferença entre essas estratégias se encontra neste ponto, mas em que são pautadas cada uma delas? O marketing tradicional está realmente ultrapassado? Qual dessas estratégias vale mais a pena investir? Bom, vamos entender.





Marketing Inbound


O Marketing Inbound busca inicialmente atrair usuários até a empresa, através da produção de conteúdo de qualidade e da resolução dos problemas que eles possam estar tendo. Essa parte inicial geralmente ocorre através de redes sociais, com posts sobre assuntos variados, mas que atraiam o público alvo dos produtos e serviços que a empresa tem a oferecer.


Trazendo o público para mais próximo da empresa, vem a fase em que acontece a transformação destes usuários em leads, oferecendo um conteúdo mais detalhado e rico em troca de informações como nome, e-mail e celular, por exemplo.


Ao obter esses dados de diversos usuários, é possível criar uma base de clientes mais assertiva, já que os leads que estão ali, são os usuários que foram atrás do conteúdo oferecido pela empresa. A partir daí, entra o contato constante da empresa com o cliente, formando um relacionamento, assim, a venda vem considerando a jornada do cliente com a empresa, desde o primeiro contato.





Marketing Outbound


Diferentemente da estratégia acima, o Marketing Outbound não faz com que o cliente venha até a empresa, e sim o contrário. Enquanto a estratégia "Inbound" busca identificar os leads e suas necessidades para depois oferecer um produto, esta mais direta leva seus serviços até o máximo de usuários possíveis.


Podemos ligar essa forma de marketing ao telemarketing ou a entrega de panfletos. Mas como essa estratégia se adaptou ao mundo digital? Bom, frequentemente somos interrompidos por anúncios ao assistir vídeos, intervalos comerciais enquanto se assiste um filme na televisão ou por anúncios enquanto se navega por alguma rede social.


Por mais que grande parte das pessoas não gostem deste método considerado invasivo e demande um investimento financeiro maior, ele ainda se mostra bastante efetivo, por trazer um resultado mais imediato.





Existe certo e errado?


Como se é esperado, a resposta é não. Em alguns casos, os métodos outbound serão mais adequados, como por exemplo em empresas que oferecem serviços de telefonia, onde ainda é presente os serviços de telemarketing.


Já em outros, as estratégias inbound trarão mais resultados, como no caso de empresas de tecnologia que são extremamente presentes nas redes sociais, estabelecendo um relacionamento constante com os usuários.


O ideal é definir as prioridades e a imagem a ser mantida da empresa, balanceando as duas estratégias e dando o devido foco para a estratégia que faça mais sentido para o objetivo a ser atingido.





*Conteúdo patrocinado pela neoCompany.




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