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Apple é Processada por Greenwashing na Fabricação do Apple Watch

  • Foto do escritor: Redação neonews
    Redação neonews
  • 6 de mar.
  • 2 min de leitura

Processo nos EUA contesta as alegações de neutralidade de carbono da gigante da tecnologia Apple


Processo nos EUA contesta as alegações de neutralidade de carbono da gigante da tecnologia Apple
Apple

(Foto: Divulgação)


A Apple se vê agora no centro de uma polêmica jurídica envolvendo a alegação de que seu Apple Watch é produzido de forma sustentável. Um grupo de compradores entrou com uma ação coletiva no Vale do Silício, acusando a empresa de enganar os consumidores ao exagerar os benefícios ambientais de seu relógio inteligente, especificamente sobre a neutralidade de carbono que a marca promove.


De acordo com o processo, a Apple menciona dois projetos ambientais como justificativa para suas alegações de neutralidade de carbono: o Chyulu Hills, no Quênia, e o Guinan, na China. No entanto, a ação argumenta que esses projetos não são tão eficazes quanto a empresa afirma.


"As alegações de neutralidade de carbono da Apple são falsas e enganosas porque ambos os projetos não conseguem fornecer reduções de carbono adicionais genuínas", destaca o documento da ação.


No caso do projeto Chyulu Hills, a Apple afirma que ele gera créditos de carbono ao evitar o desmatamento. Contudo, o processo argumenta que a área já estava legalmente protegida desde 1983, o que significa que a preservação da região já ocorreria independentemente da intervenção da empresa.


Processo nos EUA contesta as alegações de neutralidade de carbono da gigante da tecnologia Apple
Apple

(Foto: Divulgação)


O projeto Guinan, por sua vez, se propõe a promover o reflorestamento em áreas áridas, mas, segundo os acusadores, ocorre em uma região que já era densamente florestada antes do início da iniciativa.


Os demandantes buscam obter status de ação coletiva, o que permitiria que todos os consumidores que compraram modelos como o Apple Watch Series 9, o Apple Watch Ultra 2 ou o Apple Watch SE de segunda geração pudessem ser representados na ação.


"As empresas se envolvem em greenwashing (termo usado para descrever estratégias de marketing que dão uma falsa impressão de sustentabilidade) para capitalizar a crescente consciência ambiental, evitando ao mesmo tempo os custos e desafios de alcançar a sustentabilidade genuína", é destacado na denúncia.


Em resposta, a Apple defendeu-se, afirmando que "reduziu drasticamente as emissões do Apple Watch, em mais de 75%, e está investindo significativamente em projetos baseados na natureza para remover centenas de milhares de toneladas métricas de carbono do ar". A disputa continua, e a empresa agora enfrenta mais um desafio legal relacionado à sustentabilidade.




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