top of page
  • Instagram
  • X
  • LinkedIn

Amazon e Sky Unem Forças para Lançar Internet via Satélite no Brasil

  • Foto do escritor: Redação neonews
    Redação neonews
  • 14 de jun. de 2024
  • 2 min de leitura

Acordo visa atender áreas de difícil acesso na América do Sul


Acordo visa atender áreas de difícil acesso na América do Sul
Satélite no Brasil

(Foto: Divulgação)


Nesta quinta-feira (13), a Vrio Corporation, dona da DirecTV Latin America e da Sky Brasil, e o Projeto Kuiper, da Amazon, anunciaram uma parceria para disponibilizar internet banda larga em sete países da América do Sul, incluindo o Brasil. O objetivo do acordo é atender, principalmente, áreas de difícil acesso, onde muitas pessoas ainda não possuem conectividade confiável à internet.


Além do Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Peru, Equador e Colômbia também farão parte do projeto. O plano é aproveitar a infraestrutura de rede do Kuiper para oferecer planos de internet a clientes residenciais, com foco em valores acessíveis e em locais com deficiência de conectividade.


É estimado que a parceria consiga atender cerca de 383 milhões de pessoas, considerando todas as regiões de cobertura. Dentre elas, cerca de 200 milhões de cidadãos não possuem conexão com a internet, segundo o Banco Mundial. A razão para isso é que é muito difícil e custoso cobrir grandes áreas a partir de uma estrutura convencional, com rede terrestre cabeada ou sem fio.


Como resultado, “muitas pessoas ficam sem acesso a recursos que grande parte da população considera como essenciais, como aprender online, administrar um negócio online, fazer compras ou desfrutar de entretenimento por streaming”, citou Panos Panay, vice-presidente sênior para Dispositivos Amazon & Serviços. Isso sem falar nos serviços bancários e os relacionados aos órgãos do governo.


O Projeto Kuiper é uma iniciativa da Amazon para oferecer internet banda larga para comunidades mal atendidas por serviços de conectividade em todo o mundo. Para isso, a empresa vai implantar milhares de satélites na órbita baixa da Terra, que serão conectados a uma rede global de antenas e pontos de rede no solo.


Os primeiros testes do Kuiper foram realizados em outubro do ano passado, com o envio de dois satélites a bordo de um foguete Atlas V da United Launch Alliance (ULA). A missão bem-sucedida foi batizada de “Protoflight”.




neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany. neoCompany Ltda. Todos os direitos reservados.

  • LinkedIn
  • Youtube

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany.

neoCompany ltda. Todos os direitos reservados.

Entre em contato com o neonews

Tem alguma sugestão de pauta, eventos ou deseja apenas fazer uma crítica ou sugestão, manda um email pra gente.

  • Instagram
  • X
  • LinkedIn
bottom of page