top of page

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany. neoCompany Ltda. Todos os direitos reservados.

  • LinkedIn
  • Youtube

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany.

neoCompany ltda. Todos os direitos reservados.

Entre em contato com o neonews

Tem alguma sugestão de pauta, eventos ou deseja apenas fazer uma crítica ou sugestão, manda um email pra gente.

  • Foto do escritorneo Thiago

A nova corrida espacial ficará mais tensa até o final de 2021



Uma volta rápida no tempo...


Por incrível que pareça isso teve seu inicio apenas a poucas décadas e foi durante a segunda guerra mundial mais precisamente após seu termino quando fora instituído a guerra fria entre os vencedores aliados Russia e EUA.


O genial engenheiro alemão Wernher Magnus Maximilian von Braun desenvolveu o temido foguete V2 para o regime nazista após o termino da guerra ele foi capturado e levado para os Estados Unidos da America onde alegou que o único modo de proteger suas pesquisas foi ter que “obrigatoriamente” filiar-se ao partido nazista onde poderia continuar a desenvolvendo seus projetos o assegurando de que não era espião e não trabalhava para os comunistas.


Absolvido no tribunal militar americano, Von Braun começou a trabalhar para o governo americano como engenheiro espacial, tendo como base seus conhecimentos na desenvoltura de foguetes sentiu-se em casa para construir uma nova carreira. Braun já havia obtido muito sucesso com o primeiro foguete de grande porte alemão V2 também chamado Aggregat 4. Esse foguete era movido a combustível liquido e foi produzido em série,o enhengeiro usou muito desta base para a construção do poderoso foguete americano Saturno V (onde levou o homem à Lua).



Wernher Von Braun V2 também chamado de Aggregat4 Saturno V


Do outro lado do mundo dando sentido a tal corrida espacial o também brilhante engenheiro soviético Sergei Koroliov de origem Ucraniana e apenas 5 anos mais velho que seu rival ocidental Von Braun coloca em orbita o primeiro satélite artificial Sputnik,o primeiro ser vivo em orbita a cadelinha Laika e também conseguiu levar e trazer em segurança o astronauta Yuri Alekseyevich Gagarin em abril de 1961 na missão Vostok.





Outro feito inédito foi a caminhada no espaço de Aleksei Leonov.


Assim com Von Braun tinha seus medos Koroliov também, tanto que ele só foi reconhecido como a cabeça da astronáutica russa após sua morte pois até então era considerado apenas como “um grande engenheiro” o protegendo de atentados vindo dos EUA durante a guerra fria onde também se apetência a corrida espacial


Sergei Koroliov / Satelite Sputink lançado à 60 anos / Laika, o primeiro ser vivo a ir

pro espaço / Missão Vostok e o primeiro homem no espaço / Primeira caminhada no espaço foi com Aleksei Leonov





Hoje os tempos são outros...


A escalada rumo ao espaço como podemos ver continua e a “guerra” não é mais fria muito pelo contrario está quente até demais! Os protagonistas são outros que ficam por conta dos Bilionários Jeff Bezos (Blue Origin) e Elon Musk (Space X) a diferença de idade entre os dois também é pouca 7 anos porem os bilhões são muitos, Bezos possui uma quantia avaliada em U$202bi e Musk U$ 170bi de acordo com a Forbes(revista de negociações e negócios).

Você pode estar se perguntando “Mais quem vencera? Quem esta na frente desta corrida”?


Elon Musk e Jeff Bezos


Para ir direto ao ponto a Space X está bem mais adiantada com seus testes e construções de seus foguetes ganhando concessões junto a NASA e do governo americano.





Por outro lado a Blue Origin está na parada só que num ritmo mais lento sem ao menos ter no seu histórico um voo orbital, porem ultimo voo realizado no dia 20 julho onde a tripulação era composta por civis e entre os mesmos o próprio Jeff Bezos deu muita credibilidade ao foguete New Shepard,desde o lançamento ao pouso foi um real sucesso.


New Sheppard


Esses voos onde civis vão fazer um passeio no espaço começaram a 20 anos atrás com o milionário Dennis Tito, ele passou uma semana no espaço partindo dia 21 de abril de 2001 abordo da nave Soyus atravé da agencia de viagens espaciais Space Adventuries.





Para isso Tito desembolsou uma bagatela de U$20mi abrindo de vez o mercado de turismo espacial entre os entusiastas que possuem muito dinheiro ou outras fontes para realizar o emocionante passeio.


Aqui estão alguns deles que foram através da Space Adventure:



Dennis Tito / Mark Shuttleworth / Gregori Olsen / Charles Somonyi lançado em 2007 e 2009 / Richard Garriot/ Guy Laliberte/ Soyuz e o campeão de viagens espaciais.


Agora o bilionário japonês Yusaku Maezawa também vai embarcar nessa!





Ele se programou para duas viagens com destinos diferentes, aprimeira para a estação espacial internacional (ISS) no final deste ano através da mesma empresa dos viajantes anteriores.


A Space Adventure é uma empresa de turismo espacial americana privada fundada no ano de 1998 que oferece voos espaciais atmosféricos ,suborbitais e futuramente orbitais.


A outra será pela Space X com a nave de grande porte StarShip em 2023 com destino a LUA fazendo parte da missão Dear Moon / Starship


Inspiration4 é a primeira missão de astronautas comerciais do mundo a orbitar. Jared Isaacman, fundador e CEO da Shift4 Payments, está doando os três lugares ao lado dele a bordo do Dragon para indivíduos do público em geral


A tripulação do Inspiration4 formada por Jared Isaacman(38), Hayley Arceneaux(29), Sian Proctor(51) e Chris Sembroski(42) receberão treinamento de astronautas comerciais pela SpaceX no veículo de lançamento Falcon 9 e na espaçonave Dragon, mecânica orbital, operando em microgravidade, gravidade zero e outras formas de teste de estresse.





Eles passarão por treinamento de preparação de emergência, traje espacial e exercícios de entrada de naves espaciais e saídas, além de simulações parciais e completas da missão.


A nave Crew Dragon permanecerá em uma órbita de 540 km de altura por três dias antes de reentrar na atmosfera da Terra para um pouso em águas suaves ao largo da costa da Flórida.


O lançamento está previsto para 14 de setembro entre 21ate 22:h horário de Brasília.


Crew Dragon


É evidente que estamos em uma nova corrida espacial e também é claro que isso sempre envolveu milhares de dólares ou melhor dizendo milhões de dólares. Empresas como a Space X,Virgin Galact, Blue Origin,Orbital,XCOR,Boeng entre outras estão num ritmo alucinante para ter o seu lugar ao Sol, nos quesitos viagem,transporte de carga e suprimentos, materiais de comunicação como satélites e construções para estações espaciais e quem sabe em período curto de tempo uma colonização espacial.





O valor das passagens ainda não foram divulgados, mais facilmente entendemos que não sairá nada acessível para a maioria da população deste planeta.


Até que chegue o momento em que todos nós possamos viajar através do espaço, seguimos acompanhando os privilegiados para tal aventura.



bottom of page