• Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
 
Publicidade

A nova corrida espacial ficará mais tensa até o final de 2021



Uma volta rápida no tempo...


Por incrível que pareça isso teve seu inicio apenas a poucas décadas e foi durante a segunda guerra mundial mais precisamente após seu termino quando fora instituído a guerra fria entre os vencedores aliados Russia e EUA.


O genial engenheiro alemão Wernher Magnus Maximilian von Braun desenvolveu o temido foguete V2 para o regime nazista após o termino da guerra ele foi capturado e levado para os Estados Unidos da America onde alegou que o único modo de proteger suas pesquisas foi ter que “obrigatoriamente” filiar-se ao partido nazista onde poderia continuar a desenvolvendo seus projetos o assegurando de que não era espião e não trabalhava para os comunistas.


Absolvido no tribunal militar americano, Von Braun começou a trabalhar para o governo americano como engenheiro espacial, tendo como base seus conhecimentos na desenvoltura de foguetes sentiu-se em casa para construir uma nova carreira. Braun já havia obtido muito sucesso com o primeiro foguete de grande porte alemão V2 também chamado Aggregat 4. Esse foguete era movido a combustível liquido e foi produzido em série,o enhengeiro usou muito desta base para a construção do poderoso foguete americano Saturno V (onde levou o homem à Lua).



Wernher Von Braun V2 também chamado de Aggregat4 Saturno V


Do outro lado do mundo dando sentido a tal corrida espacial o também brilhante engenheiro soviético Sergei Koroliov de origem Ucraniana e apenas 5 anos mais velho que seu rival ocidental Von Braun coloca em orbita o primeiro satélite artificial Sputnik,o primeiro ser vivo em orbita a cadelinha Laika e também conseguiu levar e trazer em segurança o astronauta Yuri Alekseyevich Gagarin em abril de 1961 na missão Vostok.





Outro feito inédito foi a caminhada no espaço de Aleksei Leonov.


Assim com Von Braun tinha seus medos Koroliov também, tanto que ele só foi reconhecido como a cabeça da astronáutica russa após sua morte pois até então era considerado apenas como “um grande engenheiro” o protegendo de atentados vindo dos EUA durante a guerra fria onde também se apetência a corrida espacial


Sergei Koroliov / Satelite Sputink lançado à 60 anos / Laika, o primeiro ser vivo a ir

pro espaço / Missão Vostok e o primeiro homem no espaço / Primeira caminhada no espaço foi com Aleksei Leonov





Hoje os tempos são outros...


A escalada rumo ao espaço como podemos ver continua e a “guerra” não é mais fria muito pelo contrario está quente até demais! Os protagonistas são outros que ficam por conta dos Bilionários Jeff Bezos (Blue Origin) e Elon Musk (Space X) a diferença de idade entre os dois também é pouca 7 anos porem os bilhões são muitos, Bezos possui uma quantia avaliada em U$202bi e Musk U$ 170bi de acordo com a Forbes(revista de negociações e negócios).

Você pode estar se perguntando “Mais quem vencera? Quem esta na frente desta corrida”?


Elon Musk e Jeff Bezos


Para ir direto ao ponto a Space X está bem mais adiantada com seus testes e construções de seus foguetes ganhando concessões junto a NASA e do governo americano.





Por outro lado a Blue Origin está na parada só que num ritmo mais lento sem ao menos ter no seu histórico um voo orbital, porem ultimo voo realizado no dia 20 julho onde a tripulação era composta por civis e entre os mesmos o próprio Jeff Bezos deu muita credibilidade ao foguete New Shepard,desde o lançamento ao pouso foi um real sucesso.


New Sheppard


Esses voos onde civis vão fazer um passeio no espaço começaram a 20 anos atrás com o milionário Dennis Tito, ele passou uma semana no espaço partindo dia 21 de abril de 2001 abordo da nave Soyus atravé da agencia de viagens espaciais Space Adventuries.





Para isso Tito desembolsou uma bagatela de U$20mi abrindo de vez o mercado de turismo espacial entre os entusiastas que possuem muito dinheiro ou outras fontes para realizar o emocionante passeio.